O Festejo de São Francisco das Chagas atraiu cerca de cento e cinquenta mil pessoas ao Santuário localizado no Povoado Alto de São Francisco, na zona rural de São João do Sóter durante as celebrações que aconteceram do dia 25 de setembro ao dia 04 de outubro.
Este ano a programação envolveu várias atividades litúrgicas e culturais, uma moto romaria abriu caminhos para renovação da fé dos peregrinos, percorrendo mais de 47 km, saindo de Caxias até o santuário. Os franciscanos também foram a pé na tradicional romaria, fazendo o mesmo percurso numa demonstração de devoção à São Francisco. Houve saída de romeiros de dois destinos, da Paróquia de São João Batista em São João do Sóter e da Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Caxias. Ambas se encontraram no Povoado Bom Jesus e rumaram juntas até o Santuário. De São João do Sóter partiu a tradicional romaria dos vaqueiros idealizada pelo líder político Clodomir Rocha, reunindo fazendeiros, vaqueiros e turistas de toda a região.
O evento também movimentou a economia e empreendedorismo local, produtos religiosos, artesanato e comidas típicas foram comercializadas durante todo o festejo atraindo gente de todas as partes da região e até de outros estados. Dia 02 aconteceu o I Festival de gastronomia de São João do Sóter, reunindo empreendedores sotenses do ramo de alimentos para comercializar bolos, tortas, cachorro quente, massas, sucos e coquetéis, espetinhos e o prato típico de São João do Sóter: a famosa Galinha Caipira Sotense. Visitantes aproveitaram para se deliciar com as comidas oferecidas mostrando o potencial para o turismo culinário no município.
Durante o festejo, os devotos contaram com mais de vinte missas, além procissões, batizados e outros ritos religiosos. Histórias de fé e superação se misturaram em meio à multidão que lotou o Santuário, transformando São João do Sóter em uma das maiores concentrações de romeiros franciscanos de todo o Nordeste.
Com a realização de mais um Festejo de São Francisco, o turismo religioso em São João do Sóter se consolida como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Turismo e Economia sotense. Inserido no Mapa Turístico Nacional, São João do Sóter continua desenvolvendo o Turismo, aliado ao empreendedorismo e comércio, com o objetivo de trazer ainda mais benefícios socioeconômicos para a cidade e seus moradores, mostrando o empenho da Prefeita Josa, da Vice Lacerda e seus companheiros de gestão em trabalhar pontos que agregam ainda mais valor para o município de São João do Sóter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário