quinta-feira, 12 de abril de 2018

SECRETÁRIA GILVANA ROCHA PARTICIPA DE AULA INAUGURAL DOS CURSOS DO IEMA



Obter uma qualificação profissional e garantir uma vaga no mercado de trabalho está entre os projetos de muitas pessoas, entre elas estão os jovens que se inscreveram para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs)  do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que lotaram o auditório do Centro de Ensino Inácio Rocha, em  São João do Sóter, na tarde desta quarta-feira (11/04/2018). A unidade, assim como outras escolas municipais funcionará no noturno para atender jovens e adultos através dos cursos vocacionais de Inglês Intermediário, Processamento de Frutas e Avicultura.

A Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Gilvana Rocha, e sua equipe compareceram à aula inaugural representado a Prefeita Josa Silva. Também estavam presentes o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Janilson Chagas, e o Vereador Carlão, responsáveis por trazer os cursos para o município, além de coordenadores e professores do Iema. 



A Secretária Gilvana Rocha explicou que o objetivo dos cursos é atender às demandas existentes de formação profissional local e promover a inserção das pessoas no mercado de trabalho.“Os cursos são importantes, pois visam capacitar os sotenses de uma forma muito mais rápida e reintroduzir ou introduzir esse jovem no mercado de trabalho. Outra vertente da capacitação é que os alunos podem usar suas formações para aumentar sua própria renda, assim quando terminarem os cursos já estarão capacitados para fazer alguma atividade econômica nessa linha, esse é um dos focos dessa iniciativa, a geração de renda”, destacou a secretária. 




A Equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento também estava presente, o Coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, Antônio César de Sousa Ferreira (Césinha) foi o responsável por organizar o coffe break junto das beneficiarias do programa PAA. 

Durante a aula inaugural percebeu-se a empolgação dos alunos em poder participar dos cursos. “Vou me esforçar bastante para aprender e me destacar. Escolhi o curso de inglês, porque gosto da língua e espero poder ser professor um dia. É uma profissão muito bonita. Hoje sou um dos milhares de desempregados do nosso país, quero mudar a minha realidade e crescer como profissional”, reiterou um dos estudantes presentes.



Os cursos e oficinas do Iema visam atender às demandas existentes de formação profissional, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Maranhão, bem como contribuir para o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho mediante a formação profissional técnica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário